By admin | fevereiro 28, 2007 - 2:50 pm
Posted in Category: PORTANTE GERAL

da BBC, em Londres

Milhões de pessoas ingerem suplementos de antioxidantes tais como as vitaminas A e E, e betacaroteno. Ao analisar dezenas de estudos anteriores, especialistas da Universidade de Copenhagen sugerem que estas substâncias aparentemente, ao contrário do que se espera delas, aumentam, e não diminuem, o risco de morte.

Um especialista da indústria de suplementos, entretanto, disse que o estudo da Journal of the American Medical Association “é rídiculo”.

Dieta balanceada
Mas nutricionistas dizem que o estudo reforça a necessidade de que as pessoas adotem uma dieta balanceada ao invés de depender de suplementos.

Embora suplementos de vitaminas sejam populares há várias décadas, não se sabe ao certo se oferecem benefícios, e quais seriam, apesar de centenas de projetos de pesquisa sobre o assunto.

Teorias mais recentes sugerem que determinadas vitaminas consumidas como parte de uma dieta saudável - e talvez tomadas na forma de suplementos - podem prevenir danificações em tecidos no organismo ao eliminar as moléculas conhecidas como “radicais livres”, que seriam a causa do fenômeno conhecido como “estresse oxidativo”.

Estes danos foram relacionados a vários males como doenças cardíacas e câncer, mas a implicação de que suplementos de vitamina podem proteger as pessoas contra essas doenças seja controvertida.

Estudo
A equipe de Copenhagen revisou mais de 815 testes clínicos sobre os benefícios das vitaminas A, E e C, de betacaroteno e selênio - todos muito usados em suplementos.

Eles selecionaram 68 testes cujos métodos tinham maior probabilidade de produzir um quadro preciso dos benefícios das vitaminas, depois juntaram seus resultados para formar um estudo de larga escala.

Esta análise sugeriu que tomar suplementos antioxidantes não aumenta ou reduz o risco de morte.

Mas, quando os pesquisadores eliminaram mais 21 estudos considerados levemente tendenciosos, o quadro mudou bastante.

O risco de morte não mudou entre consumidores de selênio e vitamina C, mas um aumento estatisticamente significativo de risco foi detectado em outros três suplementos.

O betacaroteno resultou em um aumento de risco de aproximadamente 7%, vitamina E, 4% e vitamina A, 16%. Os pesquisadores escreveram: “Nossos resultados contradizem os de estudos de observação que afirmam que antioxidantes melhoram a saúde.”

“Levando em conta que, de 10% a 20% da população adulta na Europa e América do Norte pode consumir os suplementos, as conseqüências para a saúde pública podem ser substanciais.”

Eles disseram que há várias explicações diferentes para este aumento do risco - e sugeriram que eliminar “radicais livres” pode, na verdade, interferir com um mecanismo de defesa antural dentro do organismo.

A equipe pediu mais pesquisas sobre os efeitos dos suplementos de vitamina sobre a saúde.

“Dieta balanceada”
Frankie Phillips, um nutricionista da Associação Dietética Britânica, disse que os alimentos contem uma matriz complexa de diferentes componentes que não podem ser copiados por suplementos.

“Nossa recomendação é comer uma ampla gama de alimentos em uma dieta balanceada que pode fornecer todos os nutrientes de que o organismo necessita para se proteger e combater doenças.”

Ella Mason, da Fundação Britânica do Coração, disse: “Nós recomendamos que sejam consumidas substâncias para proteger contra doenças cardíacas, sejam suplementos dietéticos ou drogas, que tenham comprovação em testes clínicos bem feitos.”

Mas Ann Walker, do Serviço de Informações de Suplementos para a Saúde, disse que as conclusões do estudo são “inúteis”.

Segundo ela, alguns dos estudos examinados pela equipe de Copenhagen envolveram pacientes que já estavam muito doentes.

“Como cientistas conscientes podem sugerir que uma intervenção modesta de um único suplemento antioxidante possa ter um grande efeito na reversão de uma patologia letal, onde pacientes já estão em um estágio avançado de doença cardiovascular, é ridículo.”

“Suplementos de vitaminas, minerais e dietéticos não apenas se provaram benéficos para a saúde, mas são essenciais para a manutenção da boa saúde e podem cobrir a defasagem nutricional para muitas pessoas na Grã-Bretanha em cujas dietas costumam faltar nutrientes essenciais.”

By admin | - 9:23 am
Posted in Category: PORTANTE GERAL

 Os consumidores de vinho tendem a comprar comida mais saudável do que os bebedores de cerveja, segundo um estudo dinamarquês publicado nesta terça-feira (27) no site de um semanário médico.

Segundo a pesquisa, as pessoas que compram vinho são mais propensas a levar para casa azeitonas, frutas, verduras, peixe, carnes magras e laticínios do que as que compram cerveja.

Os consumidores de cerveja são mais propensos a comprar comida congelada, carne de porco, de carneiro, doces, manteiga, margarina e refrigerantes.

Os consumidores de vinho tendem a comprar comida mais saudável do que os bebedores de cerveja, diz estudo.

By admin | fevereiro 22, 2007 - 7:47 pm
Posted in Category: PORTANTE GERAL

A HOODIA

As adeptas do remedinho Hoodia, que “salvou” muita gente do trauma de se olhar de corpo inteiro no espelho depois de se empanturrar nas férias, estão arrasadas. Mania entre as brasileiras que viajam para os Estados Unidos (lá é vendido

em qualquer GNC da vida), o remédio começou a ser receitado por vários endocrinologistas no Brasil.Mas a alegria durou pouco. Esta semana, as farmácias de manipulação pararam de aviar o produto, alegando que ele será industrializado e portanto foram retirados do mercado.

By admin | fevereiro 16, 2007 - 7:02 pm
Posted in Category: PORTANTE GERAL

Muito sábio.
Texto de Antonio Ermírio de Moraes.

“Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali.
Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:
- Será que vai chover hoje?
Se você responder “com certeza”… a sua área é Vendas:
O pessoal de  Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

Se a resposta for “sei lá, estou pensando em outra coisa”… então a
sua  aérea é Marketing:
O pessoal de Marketing está sempre pensando no que   os outros não estão pensando.

Se você responder “sim, há uma boa probabilidade”… você é da área de
Engenharia:
O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o  universo em números.

Se a resposta for “depende”… você nasceu para Recursos Humanos:
Uma  área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.

Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”… você é da área de Contabilidade:
O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados   no que nos próprios olhos.

Se a resposta for “sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas”:
Então seu lugar é na área Financeira que deve estar   sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder “não sei”…  há uma boa chance que você tenha   uma carreira de sucesso e acabe
chegando a diretoria da empresa.
 De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder “não sei”
quando   não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta   pronta,
seja ela qual for, para qualquer situação.
“Não sei” é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo,
e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de
tomar   uma decisão.
Parece simples,
mas responder “não sei” é uma das coisas mais difíceis   de se
aprender na vida corporativa.
Por quê?
Eu sinceramente “não sei”.

(Antonio Ermírio de Moraes - Revista Exame)